Passo a Passo
SOBRE O CURSO
O curso é apenas uma parte da pesquisa de mestrado Jornalismo “Educolaborativo” e (In)Formação Crítica: Uma experiência na/para a Diversidade, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus IV, pela jornalista Verusa Pinho de Sá sob orientação do prof. dr. Antenor Rita Gomes e apoio do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagens (Cult-Vi).
A proposta prevê o engajamento dos participantes na problematização dos campos Comunicação (Imprensa/Jornalismo/Mídias/TICs), Educação (Formação Crítica) e Cultura (Identidades/Diversidade), ao lado da interface desses saberes. Assim, pretende-se compreender, reconhecer e promover ações jornalísticas “educolaborativas”, abordando temáticas de interesse público sob a ótica educacional.
O uso das tecnologias, sobretudo digitais, para o compartilhamento de conteúdos noticiosos, em especial, também deve ser enfatizado nas discussões. Vale ressaltar que este Portal foi criado exclusivamente para ser fonte de interação e consulta por todo o percurso formativo-investigativo.
Confira os detalhes na Ementa do Curso
SOBRE A PESQUISA
O trabalho de campo foi desenvolvido por etapas, culminando nas oficinas formativas (curso de extensão). Escolhemos como método predominante a pesquisa-ação colaborativa, de natureza qualitativa e abordagem interpretativa.
Para quem se inspirar com nossa experiência, a meta é compor uma turma de perfil plural, abarcando representantes de ambientes educacionais/comunicacionais diversos (formais, não formais e informais), além de contemplar integrantes de grupos sócio-culturais historicamente excluídos.
Para tanto, nossos instrumentos estiveram direcionados pela observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas, oficinas formativas e grupo focal, a fim de elaborar os pilares do neologismo “educolaborativo”, ao refletir sobre seu potencial transformador a partir da composição de conteúdos noticiosos de diferentes gêneros, sobretudo grandes reportagens, de acordo com pautas sugeridas e desenvolvidas com e pelos próprios participantes.
O intuito é divulgar as produções para o grande público através de ambientes virtuais como este, redes sociais, bem como compartilhá-las com a imprensa por meio do envio de releases.
A proposta culminará na formação de multiplicadores de conhecimento e colaboradores em potencial da produção de (in)formação, guiados pela criticidade na e para a diversidade.