O Portal da EduColaborAção surge da pesquisa Jornalismo "Educolaborativo" e (In)Formação Crítica: Uma experiência na/para Diversidade, ainda em fase de desenvolvimento. O estudo faz parte da atuação desta pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para obtenção do título de mestra. O foco do trabalho será um curso de extensão viabilizado pelo Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-vi), preferencialmente, para educadores e comunicadores de ambientes formais, não formais e informais, militantes de causas sociais e lideranças comunitárias, colaboradores e multiplicadores em potencial das temáticas em questão.
A identidade visual do projeto está centrada na dinâmica da mandala, forma circular que transmite a ideia de movimento, união e criatividade. Para representar a proposta “educolaborativa” com a qual nos propomos, escolhemos a Mandala da Comunicação, com base na mitologia de Hermes, o precursor da hermenêutica em sua função de mensageiro dos deuses.
Selecionada por esta pesquisadora com base em imagem elaborada pela artista plástica Céu D’Almeida, a representação visual desenvolvida para este estudo pelo designer Rafael Dourado reúne as cores primárias (vermelho - vida que pulsa em meio a tensões e conflitos -, amarelo - ideia de luminosidade, que dialoga com a produção de conhecimento e capacidade inventiva -, e verde, relacionado à natureza e à noção de esperança), ao lado do azul e de formas que remetem a flores e sementes, transmitindo a sensação de harmonia pela organicidade de seu conjunto (simbologia dos fenômenos sociais).
Ao centro, um círculo de sementes representa a função integradora da Comunicação; dela e para ela diversos outros subconjuntos convergem, tecendo uma rede de relações e sentidos. É movidos por essa essa energia que partimos para a próxima etapa deste trabalho, as atividades em campo com nossos colaboradores.